Compliance: uma nova realidade na Gestão Hospitalar?
- Ingrid Althaus Milano
- 8 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

É crescente a importância do compliance no mundo corporativo e, especialmente, na logística hospitalar. Todos os dias são noticiadas operações que denotam, na sua origem, a falta de um plano de integridade e conformidade por parte de prestadores de serviços de saúde, com suas externalidades sendo produzidas na esfera penal, trabalhista, empresarial, ambiental e administrativa.
Na complexidade das relações envolvidas no mercado de saúde, os custos hospitalares internalizados são inúmeros na apuração de fraudes e eventuais passivos.
O que poderíamos dizer, por exemplo, das consequências no mercado para a reputação de um hospital ou clínica envolvidos em um caso de fraude de equipamentos hospitalares ou mesmo na apuração de crimes ambientais, em contraponto à uma construtora?
Ambos os casos são graves, mas a credibilidade para esse setor é ainda mais prejudicial pela sua cadeia produtiva.
A dúvida no mercado sobre a capacidade dessas empresas e do Poder Público de solucionar o ocorrido, afastar novos riscos e reparar os danos já ocorridos é mais significativo na continuidade do negócio do que, certamente, em outros setores da economia.
Por outro lado, muitos são os benefícios em se adotar um sério programa de compliance e integridade nos negócios de saúde.
Há que ser dito que, inclusive, da obrigatoriedade para aqueles que pretendem ou possuam certos contratos públicos (convênios, parcerias públicos-privadas, etc.) em alguns estados do País.
Antes uma possibilidade e um instrumento na gestão de riscos nas empresas, passará também a ser uma condição necessária a muitos empresários que pretendam prestar serviços em determinados estados.
É uma nova realidade de negócios àqueles que busquem contratar com o Poder Público, em situações determinadas. Em alguns estados essa preocupação contratual tem que ser imediata, enquanto em outros estados essa realidade está próxima.
Os empresários precisam contar o quanto antes com equipe formada por profissionais capacitados para o correto levantamento de riscos, implantação e execução de programa de compliance. A notícia boa é que essa tendência de mercado vai lhes render resultados muito positivos.
Investir em segurança e sustentabilidade é um dos pilares da gestão hospitalar adequada e fator motivador da minimização dos seus custos.
Gostaria de ler mais artigos? Clique aqui
Comments